Blog posts

Você sabia que crianças a partir de seis meses também podem usar óculos de sol?

Você sabia que crianças a partir de seis meses também podem usar óculos de sol?

Dicas da Mama, Saúde

O Guigui sempre reclamou de ficar exposto ao sol sem óculos de sol. Eu até o levei no oftalmologista para saber se isso era normal e descobri que sim. E que as crianças também podem usar óculos de sol a partir dos 6 meses de idade. Achei essa informação super importante e procurei a médica Mariângela Gomes Sardinha, oftalmologista do hospital Cema para saber um pouco mais sobre a exposição prolongada ao sol.

Mariângela Gomes Sardinha, oftalmologista do hospital Cema

Segundo Mariângela, a exposição prolongada ao sol por toda a vida é um dos fatores que propicia o desenvolvimento de catarata e degeneração da mácula, com perda gradativa da visão. “ As crianças, principalmente nos períodos de férias, se expõe mais ao ar livre, que é um hábito saudável, mas como  há aumento de incidência dos raios ultravioletas principalmente no verão, é recomendável que os pais redobrem os cuidados com a saúde visual dos filhos, além da proteção da pele e uso de bonés.”

As crianças devem usar óculos de sol com uma boa proteção UVA e UVB. Utilizá-los  para exposições ao sol intensa, como na praia, piscina ao ar livre, montanhas. No dia a dia não é necessário usá-los, explica a doutora.

Mas atenção. A criança não nasce enxergando como um adulto, a luz e a formação da imagem adequada promovem o desenvolvimento da visão. Por isso uma criança menor que 3 anos não deve utilizar óculos escuros para todo tipo de exposição à luz.

O Gui usa óculos de sol desde pequeno

Óculos de sol com grau para crianças

As crianças que precisam utilizar óculos de grau para corrigir a visão podem optar por lentes fotossensíveis, que se tornam escuras nos ambientes externos à luz e transparentes nos ambientes internos. Essas lentes bloqueiam os raios UVA/UVB e propiciam um conforto visual para a adaptações à luminosidade.

#ficaadica O Gui adora óculos de sol e eu adorei o lançamento da Mormai. A marca acabou de lançar uma linha de dois óculos de sol icônicos da marca, Monterey e Carmel, em uma versão para crianças entre 10 e 14 anos. Lindos né?

Já quero um desse pro Guigui
A linha Next já está disponível nas óticas de todo o Brasil e no e-commerce da Mormaii pelo preço sugerido de R$199,00 reais.

No verão aumenta o índice de conjuntivite entre as crianças. Quais os cuidados devemos ter?

A conjuntivite é o processo inflamatório de uma fina membrana vascularizada que recobre a esclera ( parte branca dos olhos) e a face interna das pálpebras. Na vigência de conjuntivite os olhos ficam vermelhos, pode haver secreção, edema e coceira. A conjuntivite pode ser bacteriana, viral, alérgica ou por toxicidade. Ela é mais frequente no verão pela maior exposição ao cloro da piscina, ao mar, a protetores solares. As bacterianas e virais também são  frequente nesta época. As conjuntivites bacterianas e virais são contagiosas. Para evitar o contágio é melhor não enviar as crianças à escola, lavar bem as mãos, passar álcool gel e evitar levar as mãos aos olhos. Deve-se procurar um oftalmologista para verificar o tratamento adequado para cada caso.

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

15 Comentários

  1. Elaine Alberico
    21/12/2017 at 18:12
    Reply

    Eu adorei saber de todas as dicas sobre os óculos de Sol em crianças. Super anotado tudo e logo comprarei um para meu pequenino leão, rs! bjooo

  2. Claudia
    19/12/2017 at 21:09
    Reply

    OI Ana!
    Muito importante seu post
    Adorei as dicas da Dra Mariângela.
    Por aqui os meus usavam, mas não curtiam ficar muito tempo com os óculos.
    Gui de óculos fica ainda mais estiloso!
    Bjs

    • Ana Claudia
      21/12/2017 at 02:20

      Obrigada Clau. O Gui reclamava muito do sol e com óculos fica sem reclamar.

  3. Juliana pelizzari
    19/12/2017 at 19:51
    Reply

    Muito bacana o post, desconhecia as informações… Adorei.
    O Vitinho meu filho usa, mas logo tira. Criança gosta de fazer um charme mais logo deseja tirar…
    Preciso insistir também…
    Bjs
    Ju

    • Ana Claudia
      21/12/2017 at 02:21

      OiJuobrigada. É um assunto importante e eu adorei escrever.

  4. Chris Ferreira
    19/12/2017 at 11:29
    Reply

    OI Ana Claudia, é bem importante o uso de óculos para proteger os olhos do sol. O importante também é escolher um óculos com lente de boa qualidade. Ótimo post e muito útil.
    beijos
    Chris

    • Ana Claudia
      21/12/2017 at 02:22

      Sim o óculos tem que ter lentes com proteção sim. Obrigada

  5. Genislene Borges dos Santos Lucio
    19/12/2017 at 09:47
    Reply

    Bacana as informações, não sabia que podia começar tão cedo.
    JM começou a usar com 3 aninhos.

    • Ana Claudia
      21/12/2017 at 02:22

      O importante é usar hahahaha

  6. Camila
    19/12/2017 at 00:24
    Reply

    Acho super importante as crianças usarem óculos. ótimas essas informações. As meninas usam, mas logo tiram… Tenho que insistir sempre…

  7. Gabi Miranda
    19/12/2017 at 00:07
    Reply

    Eu não sabia dessa informação embora já tenha visto óculos para os pitacos. O Ben ganhou o primeiro com um ano de idade e aí tenha essas devidas proteções necessárias. 😉

    • Ana Claudia
      21/12/2017 at 02:23

      Eu também não sabia e por isso achei bom compartilhar.

  8. melissa
    18/12/2017 at 19:26
    Reply

    Podem e devem né? Aqui Bia não gostava muito não…colocava um pouquinho só pra fazer charme e queria tirar! A gente tinha que insistir!

    • Ana Claudia
      21/12/2017 at 02:24

      Aqui o Gui até pede pra usar..não consegue ficar sem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *