Blog posts

Ratinho Manhoso  aborda um comportamento comum na primeira infância, a birra

Ratinho Manhoso aborda um comportamento comum na primeira infância, a birra

Comportamento, Dicas da Mama

Hoje recebi por email essa dica de livro e adorei. O Guigui tá num fase um pouco mais manhosa, cheio de birra e quando li este resumo fiquei louca para comprar o livro. Aí resolvi compartilhar com vocês.

O título é Ratinho Manhoso.

Aprender a lidar com as insatisfações na infância é uma das tarefas mais complexas para os pais. Em momentos de birras, algumas crianças se jogam no chão, mexem em tudo o que veem pela frente, choram quando não querem comer e até inventam desculpas para dormir. Uma dessas situações acontece com o filho da Rata Cinzenta em Ratinho Manhoso, livro da renomada autora Tatiana Belinky, que acaba de ganhar nova edição pela Editora Moderna.

No enredo, a mãe do bichinho não sabia mais o que fazer para que ele pudesse dormir. Ela decidiu cantar uma canção, mas o ratinho não gostou da voz fininha de sua progenitora e pediu para que ela lhe trouxesse uma babá que pudesse fazê-lo ninar. Prontamente, a Rata Cinzenta atendeu ao pedido e levou a Pata Branca para cantarolar, mas os dotes vocais não atraíram o filhote, que continuou a reclamar. Dessa forma, a mamãe foi atrás da Dona Sapa Verde, da Dona Arara Azul, assim como da Dona Porca Rosada, mas ninguém agradava o ratinho. Até que aparece uma misteriosa Gata Ruiva! Mas será uma boa ideia colocar a gata para ninar um rato?

O final da narrativa propõe uma lição para as crianças, especialmente àquelas que gostam de fazer manhas, comportamento muito comum na primeira infância. O título está repleto de onomatopeias, figura de linguagem que deixa a obra muito mais divertida. As ilustrações de Jana Glatt dão expressividade aos personagens, permitindo com que as crianças se identifiquem com os bichinhos.

O livro Ratinho Manhoso está na segunda edição e faz parte da Coleção Girassol que está ganhando cara nova, com projeto gráfico e capa totalmente reformulados.

Preço: R$44,00

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *