Blog posts

Os três porquinhos e a lição sobre trabalho, honestidade e inteligência

Os três porquinhos e a lição sobre trabalho, honestidade e inteligência

Comportamento, Dicas da Mama

O nosso post de hoje é uma colaboração do Leiturinha, um clube de livro infantil super legal.

Os contos infantis fazem parte de um universo encantado que vai muito além de apenas uma história infantil com intuito de distrair as crianças – eles são, na verdade, uma ferramenta bastante utilizada para desenvolver a capacidade reflexiva dos pequenos. Um dos contos mais famosos, dos Três Porquinhos, já é publicado e lido para crianças de todo o mundo desde o século XVIII.

A história que vem marcando gerações quase todo mundo já conhece: cada porquinho desejava viver em sua própria casa e, portanto, deveriam escolher um bom lugar, longe do lobo mau, onde pudessem estar seguros. Ansiosos para brincar e se divertir, os dois porquinhos mais novos construíram rapidamente suas casas.

O terceiro, pensando no longo prazo e na proteção contra o lobo mau, dedicou todo o seu tempo para construir uma casa de tijolos, sólida e resistente. Com a chegada do lobo mau faminto, as casas de palha e madeira foram destruídas em questão de segundos, mas a construção do terceiro porquinho permaneceu intacta.

Mas e a moral da história?

“De forma lúdica e cuidadosa, a história dos três porquinhos, bem como outras fábulas e contos nos livros infantis, mostra às crianças a importância de trabalhar bem para conquistar o sucesso”, explica Cynthia Spaggiari, coordenadora da equipe de curadoria da Leiturinha, o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil.

Ao adaptar esse aprendizado ao universo infantil, os pais ou educadores podem salientar que não basta se divertir, é preciso também colocar seu esforço em coisas que, a princípio, não parecem tão interessantes, mas que darão frutos fantásticos, como lições escolares e pequenas tarefas diárias em casa.

“Além disso, vale a pena destacar, ao ler essa história, que a inteligência dos porquinhos foi essencial para viverem bem, visto que não usaram violência, como fez o lobo mau: ou seja, o trabalho honesto, a bondade e a inteligência são qualidades que vale a pena manter e cultivar”, finaliza Cynthia.

Para conhecer o trabalho da Leiturinha com contos infantis, acesse: http://www.leiturinha.com.br/

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *