Blog posts

Novo Centro Cultural Fiesp abre dia 19/2

Novo Centro Cultural Fiesp abre dia 19/2

Diversão, Final de Semana, Passeio

Abrigado em um dos cartões postais da Avenida Paulista, o novo Centro Cultural Fiesp abre no dia 19 de fevereiro com uma programação recheada de atividades culturais gratuitas para toda a família. Música, artes visuais, arte digital, teatro, bonecos, contação de histórias, palhaçaria ganham novos espaços. Bexigas e guloseimas não ficarão de fora da festa.

Agora o Novo Centro Cultural conta também com uma galeria destinada exclusivamente a mostras fotográficas, um novo Espaço de Exposições e uma charmosa cafeteria com vista para um jardimprojetado por Roberto Burle Marx (1909-1994).

Com mais de cinco mil metros quadrados, o ponto de encontro dos amantes da cultura está mais moderno e integrado, com direito a programação completamente gratuita, conexão wi-fi, banheiros adaptados, fraldário e pontos para carregamento de aparelhos eletrônicos.

 

Foto: Everton Amaro

QUE COMECE A FESTA!
As atividades do dia 19 de fevereiro começam às 11h com um concerto a céu aberto da Bachiana Filarmônica do SESI-SP no palco externo. Com regência do maestro João Carlos Martins, a orquestra apresentará o melhor da música clássica, além de algumas composições populares.

Do lado de dentro, o pianista Thito Neves dá as boas-vindas aos visitantes que poderão desfrutar da novacafeteria e de um exuberante jardim assinado pelo arquiteto, paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx(1909-1994), que por si só, já é uma verdadeira obra de arte. Das 12h15 às 19h, o público poderá ouvir o melhor de Tom Jobim, Lulu Santos, Marisa Monte e Toquinho ressoando por todo o complexo.

Para inaugurar a Galeria de Fotos, às 12h, a exposição Magnum no Cinema traz Marilyn Monroe, James Dean, Charlie Chaplin, Elizabeth Taylor, Dustin Hoffman e outras estrelas de Hollywood registradas pelas lentes dos fotógrafos da Agência Magnum, que completa 70 anos em 2017. São 80 fotos dos sets de 11 filmes que marcaram a história do cinema mundial, dentre eles O pecado mora ao lado (1955); Juventude Transviada(1955) e De repente no último verão (1959). A temporada segue até 2 de abril, diariamente, das 10h às 20h.

Na abertura do Espaço de Exposições, a artista plástica Mary Carmen Matias traz a mostra Modulações com26 esculturas inéditas. Feitas em aço e alumínio, as obras revelam formas curvas que incorporam a luz em um show de beleza, suavidade e movimento. A mostra fica em cartaz até 26 de março, das 10h às 20h.

Já a Galeria de Arte segue com a exposição Tesouros Paulistas até 28 de fevereiro. A seleção de mais de 322 obras vindas das coleções de arte dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo contém alguns ícones do Modernismo brasileiro, como A Ventania (1915) de Anita Malfatti; Bailarina (déc. 1920) de Victor BrecheretOperários (1933) de Tarsila do Amaral e Bandeirinhas (1970) de Alfredo Volpi.

 

Foto: Everton Amaro

Velho conhecido do público, o Teatro do SESI-SP apresentará duas peças que prometem agradar a toda a família. Para as crianças, a Cia. Truks encena um de seus espetáculos mais premiados, o Sonhatório, em dois horários: 13h e 16h15. Na trama três loucos resolvem passar o tempo explorando os objetos que têm à sua volta. É então que são transportados para o fundo do mar, para desertos e para outros planetas, em uma aventura repleta de personagens inusitados pelo caminho. O que antes era um sanatório, vira agora um “sonhatório”. O espetáculo recebeu indicações às categorias de Melhor Direção e Melhor Espetáculo do antigo Prêmio Femsa 2012.

À noite, é a vez da Grécia Antiga invadir o palco do teatro para a última apresentação da comédia sóbriaTróilo e Créssida, às 19h. Dirigida por Jô Soares, a história de William Shakespeare é recheada de militares estúpidos, mulheres calculistas, nobres fúteis, criados desbocados e falsos heróis. No elenco estão nomes como Adriane Galisteu, Maria Fernanda Cândido, Ricardo Gelli e Ataíde Arcoverde – vencedor do prêmio Aplauso Brasil 2016 de ator coadjuvante.

Ainda no teatro, a jornalista e escritora Conceição Campos incorpora a personagem Livramento para apresentar os Contos de Câmara Cascudo. Enquanto conta a história da vida e da obra do escritor e folclorista, ela vai encurtando o caminho entre a criança, a literatura e o livro. A contação de histórias será realizada das 14h30 às 15h15.

Do lado de fora, no palco externo, a música rola solta com Luciana Mello e Jair Oliveira colocando a Paulista para dançar ao som de sucessos da MPB, a partir das 16h15.

Confira a programação completa no site da Fiesp

Ingressos
Quem quiser garantir presença nos espetáculos infantis e contação de história, realizados durante o dia no Teatro, deverá realizar reserva on-line, já disponível no portal Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Para estas apresentações os assentos serão livres, mas é necessário apresentar o comprovante de reserva na entrada do teatro.

Para o espetáculo Tróilo e Créssida, às 19h, as reservas on-line também estão disponíveis no portal Meu SESI e a distribuição de ingressos remanescentes será realizada diretamente pela bilheteria. Todas as atrações são gratuitas.

Excepcionalmente no dia 19/2, a bilheteria funcionará das 13h às 19h para troca e distribuição de ingressos remanescentes.

Serviço:
Abertura do Novo Centro Cultural Fiesp
Data: 19 de fevereiro de 2017 (domingo)
Horário: das 11h às 21h
Local: Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon Masp do Metrô)
Grátis. Reservas antecipadas on-line pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi).
Mais informações em www.sesisp.org.br/cultura.

 

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *