Blog posts

Lave as mãos e se proteja de doenças

Lave as mãos e se proteja de doenças

Perrengue, Saúde

Resolvi contar para vocês o grande susto que passamos aqui com a Vicky a semana passada para que cada vez menos gente passe por isso…

Falar sobre manter as mãos limpas (tanto as nossas quanto das crianças) pode parecer um assunto banal e sem importância, mas não é…

Lavar as mãos é uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças. A higienização adequada das mãos pode impedir que você fique doente e também é capaz de interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas.

Grande parte das infecções comuns, tais como resfriados, gripes, intoxicação alimentar, hepatite A, parasitoses intestinais e muitas outras, são transmitidos habitualmente por mãos contaminadas. Mesmo as infecções respiratórias, que podem ser transmitidas através da tosse ou do espirro, são, na verdade, transmitidas com mais frequência pelas mãos do que pelo ar.

Pois bem, aqui em casa eu sempre fiquei atenta com a higiene das mãos da Vicky, mas  mesmo assim não foi suficiente para impedir o que aconteceu… Eu percebi que ela estava com um machucadinho entre o bumbum e posterior de coxa. Acho que usou uma calcinha que estava um pouco apertada e fez um “raladinho”. Só que ela acabou coçando e não devia estar com as mãos (e unhas) muito limpas. Resultado: uma bactéria infectou sua pele e, de um dia para outro ela estava com muitas lesões, em ambas as pernas.

A nossa sorte é que eu mandei a foto das lesões para o pediatra à noite e ele a examinou na manhã seguinte (as feridas já estavam bem maiores!). Imediatamente ela começou a tomar um antibiótico, mas fui alertada da possibilidade dela ter que ser internada para tomar a medicação venosa, caso a medicação oral não impedisse a propagação da infecção. Foram 2 dias de tensão para que isso não acontecesse. Ela que sempre foi uma criança ativa simplesmente não conseguia andar por causa da dor provocada pelas lesões. Foi um pesadelo!

De um dia para o outro parecia que ela tinha queimado muito a pele… Ficou em carne viva.

Fica aqui o meu alerta para que redobrem o cuidado com a higiene das mãos, pois o pediatra da Vicky comentou que é algo muito mais comum de acontecer do que imaginamos… Ele contou que normalmente as pessoas se preocupam muito se a criança está com tosse, mas se aparece com um machucado na pele não dão muita atenção e que isso é extremamente perigoso! A criança pode acabar com uma infecção generalizada.

Se eu já me preocupava com a limpeza das mãos imaginem depois disso. Muito cuidado pessoal!

 

About the author

Giuliana Pierri, psicóloga clínica e mãe da Victoria. É extrovertida e fala até com as paredes. Sempre gostou de moda e, como mãe de menina, expandiu o seu interesse também por moda infantil. A maternidade me desacelerou um pouquinho (só um pouquinho!) e me proporcionou um pouco mais de paciência para aproveitar a vida ao lado da minha família.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *