Blog posts

Kidzania – um lugar onde a criança brinca de trabalhar e aprende a administrar seu dinheiro

Kidzania – um lugar onde a criança brinca de trabalhar e aprende a administrar seu dinheiro

Comportamento, Diversão, Final de Semana

Nunca conheci um lugar em que a velha frase aprender brincando fosse tão verdadeira quanto no Kidzania. De fato, lá é um lugar em que brincar e aprender andam de mãos dadas.

A Giu e eu fomos conhecer o Kidzania recentemente mas não levamos o Guigui e a Vicky, pois os dois têm 3 anos e a brincadeira lá é a partir dos 4 anos. Ficamos muito impressionadas com a estrutura do local. Um lugar acessível onde as crianças têm liberdade para escolher onde vão brincar, afinal são 52 atividades espalhas em uma cidade fictícia de 8. 500 metros quadrados.

kidzaniageral
Vista geral da cidade Kidzania

O que mais chamou atenção é que lá as crianças aprendem a fazer escolhas profissionais e administrar seu dinheiro da forma que quiserem. E só ganham mais dinheiro se trabalharem, assim como os adultos. Lá não é possível comprar mais dinheiro. Acabou? Então é preciso trabalhar mais, como nós. Como no mundo real, no qual os profissionais como bombeiros, médicos, jornalistas e etc trabalham e ganham por isso. E essa é, na minha opinião, a grande sacada do lugar.

kidzaniabombeiros
As crianças brincam de apagar um incêndio em um hotel da cidade

Em tempos de crise como a que estamos vivendo hoje a melhor maneira de enfrentar isso é sabendo como administrar o dinheiro. A educadora financeira Karen Calixto, conta que hoje muitas pessoas estão com dificuldade porque não sabem como administrar seu próprio salário e outros rendimentos familiares. Segundo ela, educação financeira deveria ser uma disciplina ensinada nas escolas para as crianças .

No Kidzania as crianças têm praticamente uma aula de educação financeira sem se dar conta, de tão divertido e verdadeiro que é o lugar. Essa liberdade de poder experimentar as várias profissões que tem lá é uma experiência enriquecedora e que poderá ajudar numa escolha que farão muitos anos depois.

A brincadeira começa ao passar pelo portão de embarque, que simula um aeroporto. Lá a crianças recebem um cheque de 50 kidZos, a moeda local. A aventura continua na ida ao banco para trocar o cheque por cédulas usadas para pagar as atividades nos estabelecimentos comerciais e instituições da cidade. E para receber mais kidZos é preciso trabalhar.

kidzosmoedakidzania
KidZos, a moeda local do Kidzania

Ainda não podemos contar o que o Guigui e a Vicky acharam dessa experiência mas sabemos que eles irão adorar participar. Até porque, acreditem, Guigui e Vicky já dizem que querem ser médicos.

kidzaniahospital
É incrível como parece um hospital de verdade

Bastidores – para que toda essa cidade funcione da melhor maneira possível é tudo pensando e organizado para que reflita da melhor maneira a realidade. Tanto que a cidade Kidzania tem seu próprio banco. Um local em que os visitantes não têm acesso, mas os funcionários separam as notas, contam o dinheiro, abrem e fecham o caixa do dia, assim como em um banco de verdade, só que lá a moeda local é o KidZo.

 

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *