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Introdução alimentar – dicas da nutricionista Bruna Maldonado

Introdução alimentar – dicas da nutricionista Bruna Maldonado

Comportamento, Receitas

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Me chamo Bruna Maldonado, sou nutricionista formada há 10 anos e mãe do Caio, que hoje tem 6 aninhos.

Quando me chamaram pra escrever no blog sobre alimentação infantil, logo pensei, “agora lascou”. Conto o que é o certo segundo os livros e os artigos ou conto a prática?! Rs… Resolvi por contar um pouco da minha experiência mesmo. Coisas que de fato eu fiz e que super funcionou.

Depois da fase de amamentação exclusiva (durante os 6 primeiros meses), vem a fase de introdução a alimentação. Fase em que nos sentimos completamente perdidas, (pode acreditar, vou falar muito essa frase!) rs…

É uma fase fundamental, muitas descobertas. Consistências, cheiros e sabores, além do que é essencial para descobrir possíveis intolerâncias e alergias do seu pequeno.

Como é uma fase de adaptação a novos sabores, muita calma nessa hora!

Como começar?

Primeiro dia: As frutas são ótimas para esse começo. Escolha uma que não seja nem muito azeda e nem muito ácida. Laranja lima é uma ótima opção. Faça um suco e ofereça uma pequena quantidade com uma colher ou um copinho mesmo cerca de 3 horas após a primeira mamada do dia. Mantenha o aleitamento em livre demanda. E muito importante também é a oferta de água durante todo o dia.

Segundo dia: Ofereça a mesma quantidade também no lanchinho da tarde, cerca de 3 horas após a mamada do almoço. Neste momento é importante introduzir uma fruta de cada vez antes de começar a misturar os sabores e novas combinações, por cerca de 2 a 3 dias. Nesse período observe possíveis diarréias e/ou manifestações cutâneas.

*Dica: Faça o suco apenas com a fruta, não tem a menor necessidade de colocar água nem açúcar na preparação.

Quarto dia: Vamos introduzir um legume. Escolha um. Batata e cenoura são de excelente aceitação. Cozinhe com pouca água e sem sal mesmo, (até um ano de idade eles não precisam do sal de adição). Deixe o legume secar toda a água, assim não desperdiçamos nenhum nutriente.

Sexto dia: Introduza a papinha de legume também no jantar. Mantenha o mesmo legume por 2 dias.

No final de uma semana o seu pequeno estará se alimentando assim:

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Depois de uma semana de observações e novidades pra você e seu bebê, vá mudando as frutas e os legumes. Ele pode não se acostumar facilmente com novos sabores. Não desista! Caso isso aconteça com algum alimento, volte a oferecê-lo depois de aproximadamente 15/20 dias.

Aproveite a nova fase e curta cada careta, vocês vão se divertir muito!

Boa sorte!

caiomaldonadosimao
Esse é o Caio, filho da Bruna. Lindo né?

 

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

1 Comment

  1. Wanessa santos
    14/05/2016 at 22:27
    Reply

    Ameiiiiiii as dicas!!!! O caio é lindo!!! ????

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