Blog posts

Ideias para brincar em casa durante as férias de verão

Ideias para brincar em casa durante as férias de verão

Dicas da Mama

O final do ano se aproxima e com ele, além das festas, a época de férias e o calor fecham essa combinação gostosa. Mas isso também significa crianças em casa, para quem tem filho, e a necessidade de pensar em alternativas para a diversão em família. Afinal, não dá para deixá-los o dia todo na frente da TV ou distraídos com seus brinquedos. Por isso trouxe algumas ideias do que fazer com as crianças durante as férias de verão.

Fonte:https://unsplash.com/photos/0bJ12uYo9bU

Brincando com água

No calor não há nada melhor do que se molhar, mesmo para quem não possui piscina em casa é possível se divertir. Começando dos mais novos, uma boa opção para bebês e crianças menores é encher a banheira, cujo tamanho é suficiente e seguro para eles brincarem. E não se preocupe, se algo ficar parado no ralo é só utilizar as mesmas técnicas de como desentupir pia para resolver, então não vai ter que gastar com um especialista!

Para divertir os pequenos não precisa de muito, sabe aqueles acessórios de banho? Patinhos, sapinhos e outros bichinhos e objetos de plástico que a gente usa para distraí-los, então, além de serem um ótimo estímulo para as crianças menores, você ainda pode organizar uma corrida entre os brinquedos “que nadam” (motorizados).

Outra ideia é encher a banheira – ou o tanque, se ele for suficientemente grande, por que não!? – com bexigas ou bolas coloridas. Você pode até aproveitar para ensinar as cores fazendo um jogo do seu pequeno pegar o balão das cores que você falar. Ou até fazer uma piscina de espuma! Basta usar uma loção de banho própria para bebês (verifique na embalagem se o produto não causa irritação aos olhos), agitar um pouco a água e uma divertida camada de espuma se formará.

Piscina desmontável

Se não tiver banheira, todas essas atividades podem ser feitas naquelas piscinas infláveis infantis. Elas são boas alternativas pois ocupam pouco espaço, podem ser montadas até na sacada do seu apartamento e, quando o verão acabar, você poderá guardá-las no fundo de qualquer guarda-roupa.

Para crianças maiores as piscinas de plástico médio porte são ótimas (de mil a 5 mil litros), pois não são grandes o suficiente para que você fique com medo de colocar seu pequeno dentro, nem pequenas a ponto de limitar a brincadeira. Nelas você consegue ficar a uma distância segura e mesmo assim permitir que a criançada se divirta com brincadeiras como caça ao tesouro e pega-pega na água.

Uma ideia que sempre dá certo é comprar uma infinidade de bóias diferentes e divertidas e fazer uma corrida dentro delas, quem atravessar a piscina mais rápido “remando” é o vencedor. Outro item interessante para se ter é o usual “espaguete” ou “macarrão”, aqueles tubos coloridos flutuantes. Simples, fazem a alegria da garotada já que podem ser usados de diversas formas, como de cavalinho ou entrelaçados.  Para mais ideias divertidas envolvendo piscina, veja este post.

Fonte:https://unsplash.com/photos/55MySYrKf5w

Cabaninha

Depois de se refrescarem, nem que seja com um esguicho, as crianças provavelmente vão estar cansadas. Uma ideia legal é juntar todas na sala e fazer uma cabaninha, espalhando colchões ou mantas no chão e cobrindo com um lençol. Antes de dormir, você pode contar uma história – as maiores adoram contos de terror – ou brincar de fazer sombras em formatos de animais com uma lanterna na parede, e fazer com que as crianças acertem do que se tratam.

Faz de conta

Que criança não gosta de fingir que é uma princesa ou herói de conto de fadas? A imaginação delas já da conta tanto de história como de cenário, mas fica ainda melhor quando implementada com acessórios. E não estou falando de fantasias caras, basta alguns pedaços de tecido, roupa de cama ou toalha de mesa velhos, vestidos e saias antigos seus para formar uma indumentária digna dos personagens preferidos dos baixinhos. Complemente a farra com espadas, coroas e outros itens de brinquedo. Outra alternativa é fazer um desfile de moda, daí você pode incluir óculos diferentes, plumas, cachecóis, lenços, chapéus, bonés e outros badulaques.

Fonte: https://unsplash.com/photos/IEBgH6ekygo
Dança da cadeira

Quando a turma é um pouquinho maior, é possível realizar essa brincadeira antiga, mas não menos divertida. Você só vai precisar de um espaço que permita as crianças circularem, algumas cadeiras e música. Elas devem andar em volta da cadeira ou do lado oposto delas e, quando o som parar, tem que correr e sentar nos espaços disponíveis, que são limitados. A brincadeira vai rolando até sobrar um vencedor sentado. Além da distração, essa atividade trabalha a concentração, agilidade, coordenação e percepção das crianças.

Há ainda milhares de atividades que podem ser realizadas nesse tempo que os pequenos ficam em casa, como jardinagem, interessante para ensinar a educação ecológica, trabalhos artísticos como desenho, dobradura, colagem, origami, fotografia, fazer e empinar pipa…basta usar a criatividade e entrar no clima!

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *