Blog posts

Gonçalves com crianças

Gonçalves com crianças

Diversão, Viagem

Fui convidada por uma amiga para aproveitarmos o restinho das férias das crianças em Gonçalves (MG). Quem me conhece um pouco sabe que sou a pessoa mais urbana do mundo, mas aceitei o convite mesmo assim e lá fomos nós 4 (Vicky, eu, amiga e filho) rumo à dias no campo. De São Paulo para lá são 240km, ou seja, não é tão pertinho assim.

Gonçalves oferece opções pra todos os gostos. O clima e o friozinho de montanha, ar puro, e abundante natureza são o cenário perfeito pra uma temporada romântica, ou de sossego e inspiração, longe da correria do dia a dia. No nosso caso, com crianças… é impressionante ver o quanto os pequenos criados em cidade grande curtem a experiência de saírem para um lugar tão relaxante!

 

No post não tenho como indicar lugares para ficar, pois fiquei hospedada na casa da minha amiga (valeu Lu!), mas percebi que existe uma infinidade de pousadas charmosas tanto na região próxima ao centrinho quanto em locais um pouco mais afastados (aliás, quem quiser mandar sugestões de hospedagem estamos aceitando!).

São muitas trilhas que podem ser feitas a pé, de bicicleta, a cavalo, ou de carro, cachoeiras, e mirantes incríveis, e claro muito queijo, doces e comida mineira de dar água na boca! Impossível resistir às comprinhas…

Por falar em comprinhas, quem estiver por lá não pode deixar de ir na Feira de Orgânicos da Mantiqueira, é o evento semanal da cidade (acontece aos sábados). Lá você encontra além de frutas, legumes e verduras, diversos produtos como queijo, geléias, iogurte e antepastos deliciosos!!! Não deixem de tomar um café com um pedaço de torta de legumes ou bolo de cenoura… são deliciosos!!!

Outro passeio que fizemos foi andar a cavalo. Um aparte: eu tenho pavor de cavalos, mas a Vicky adora. Se algum dia alguém me falasse que eu subiria num cavalo eu falaria que a pessoa estaria louca. A gente cospe pro alto e o que acontece?! Pois bem, vamos lá! Na cidade existem algumas opções para passeios a cavalo. Fomos até a Fazenda Boa Vista, no bairro São Sebastião. Nosso passeio durou meia hora e custou R$20 por pessoas. Os cavalos eram bem mansinhos e um ou dois funcionários acompanham o passeio. As crianças gostaram tanto que repetimos no dia seguinte.

Visitamos uma cachoeira super bonita e, mais uma vez digo que é impressionante a alegria das crianças ao terem contato com a natureza. O dia estava agradável, mas a água era super gelada e quiseram entrar mesmo assim.

Foram dias de muita bagunça e brincadeiras ao ar livre. Fomos tomar sorvete perto de uma pracinha e, do outro lado da rua tinha um parquinho. Nós deixamos as crianças atravessarem a rua sozinhas para irem ao parquinho (claro, orientamos e ficamos de olho). Sabe quando essa sensação de liberdade que elas tiveram aconteceria aqui em SP? Nunca!

Até fogueira com direito a marshmallow assado fizemos… Acho que foi um final de férias inesquecível para as crianças.

Agora vamos as dicas super importantes para quem está indo com crianças para Gonçalves:

  • O trajeto é longo e, com trânsito pode ser mais demorado ainda, portanto leve lanche e água para não precisar parar toda hora;
  • Melhor já medicar as crianças que costumam enjoar, pois tem um trecho de serra com curvas bem chatinhas;
  • Mesmo com previsão de calor não se esqueça de levar roupas mais quentes, pois a noite a temperatura cai bastante;
  • Leve roupas bem confortáveis para passeios ao ar livre.

 

About the author

Giuliana Pierri, psicóloga clínica e mãe da Victoria. É extrovertida e fala até com as paredes. Sempre gostou de moda e, como mãe de menina, expandiu o seu interesse também por moda infantil. A maternidade me desacelerou um pouquinho (só um pouquinho!) e me proporcionou um pouco mais de paciência para aproveitar a vida ao lado da minha família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *