Blog posts

Gagueira infantil

Gagueira infantil

Comportamento, Saúde

Para começar a falar de gagueira, começo com a sua definição, segundo a Organização Mundial de saúde – OMS, a gagueira é um distúrbio da fluência da fala em que a pessoa sabe exatamente o que quer dizer, mas sofre repetições e prolongamentos involuntários de sons, além de bloqueios frequentes no fluxo normal da fala. E o que seria então a fluência da fala?  É uma habilidade, um componente da produção da fala que se refere a continuidade, suavidade, velocidade e esforço.

É comum as crianças entre 2 e 5 anos apresentarem a disfluência, a qual chamamos de disfluência normal de fala. Chamamos de normal porque ela se recupera em 80% dos casos, mas temos os outros 20% que podem perdurar até a vida adulta, porém se identificados precocemente, menos danos e sofrimento causará na qualidade de vida da criança.

gagueira

E como saber se o seu filho está entre os 20%? O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para identificar os fatores de risco para seu filho desenvolver a gagueira, e amenizar precocemente os efeitos da mesma.

É sabido que orientações aos pais e professores surtem um efeito positivo na prevenção do desenvolvimento da gagueira mais avançada e ajudam a criança na idade pré-escolar a conviver com ela de maneira menos sofrida.

gagueira1

Sua causa é multifatorial, pode ocorrer devido à fatores genéticos, neurofisiológicos, habilidades motoras da fala, linguísticos, cognitivos, emocionais e ambientais. Cada criança é única e desenvolve a gagueira de maneiras distintas.

Portanto, se o seu filho está apresentando bloqueios, repetições, prolongamentos e esforço ao falar procure um fonoaudiólogo para avaliar e orientar a família e a escola.

cv-02

 

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *