Blog posts

Evento Danone: Fazendo a festa para crianças alérgicas

Evento Danone: Fazendo a festa para crianças alérgicas

Receitas, Saúde

Agora no início do mês de dezembro eu fui cobrir um evento muito bacana da Danone Nutrição Especializada para o blog Vida de Mamãe Arquiteta, da querida Nathália Pironato.

O tema do workshop me interessou imediatamente: “Fazendo a Festa para Crianças Alérgicas”. Para quem não sabe, a Victoria passou o seu 1o ano de vida consumindo um produto da Danone: o Neocate, uma fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes e/ou crianças de primeira infância destinada a necessidades dietoterápicas específicas com restrição de lactose e à base de aminoácidos livres. Ela não podia consumir nenhum tipo de proteína de leite por ser intolerante. Após 1 ano a intolerância desapareceu, mas posso dizer que foi um ano de muito aprendizado, pois tinha que observar qualquer traço de leite nos alimentos que oferecia a ela.

Por isso, ao receber o convite não pensei duas vezes em aceitar. Penso que é um tema que precisa ser amplamente divulgado não só pelas informações técnicas, como também pelo impacto da alergia na dinâmica familiar e social da criança que recebe o diagnóstico.

Assim que cheguei ao evento já fiquei feliz, pois encontrei minha prima Mariana Pierre, proprietária da Lilóri, padaria com produtos sem glúten, leite e derivados e proteína da soja. A Lilóri foi a responsável por todos os alimentos servidos no evento.

Mesa com delícias da Lilóri
Ao lado de convidadas como a nutricionista Mariana Del Bosco e a especialista em festas personalizadas Vanessa Ramos, Fernanda Rodrigues (apresentadora do programa Fazendo a Festa e mediadora do encontro) reforçou sua paixão por festas infantis ao estilo “faça você mesmo”.

Fernanda Rodrigues
“Adorei participar do evento. Acho muito importante o fazer personalizado, criar, se preocupar com cada detalhe e realizar os sonhos das crianças com o tema que elas escolheram para o grande dia. A nossa maior recompensa é a alegria e a satisfação em casa rostinho”, ressaltou Fernanda.
No evento, a Danone Nutrição Especializada, lançou ainda o livro de receitas NeoParty – Fazendo a Festa para Crianças com Alergias Alimentares, da marca Neoforte, e das autoras e mães Babi Oliveira, Carla Maia e Jaqueline Neves. Em breve o livro poderá ser baixado na fanpage Danone Alergia Alimentar.
“Alergia alimentar em crianças é um assunto importante, que em muitas situações coloca a criança em risco nutricional, além da exclusão social destas famílias. Por isso, é um tema que merece toda a nossa atenção. Este evento mostrou que é possível realizar festinhas inclusivas, com doces e salgados feitos especialmente para crianças alérgicas, sem risco à saúde delas, com muito o sabor e diversão. E o melhor, os próprios pais podem fazer em casa, assim como toda a decoração também”, reforça Vivian Novaes, Gerente de Produto da divisão Danone Nutrição Especializada. Eu fiquei impressionada com as receitas que provamos durante o workshop: quem ainda tem uma visão de que os alimentos consumidos por pessoas alérgicas não são saborosos está completamente equivocado!

A criança alérgica já é uma criança de risco nutricional. O leite, principal nutriente na infância, é obrigatoriamente excluído da dieta. Muitos estudos já mostram uma deficiência importante de proteína, cálcio e vitamina D em crianças alérgicas, menor peso e estatura e até um aumento no risco de fraturas. Se a substituição do leite e demais proteínas não for adequada, esses riscos nutricionais podem interferir no bom desenvolvimento e crescimento da criança.
No evento tivemos a oportunidade de conhecer e provar receitas preparadas com um produto inovador. O Neoforte é o primeiro e único suplemento com sabor para crianças com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e outras alergias, nutricionalmente balanceado e fonte de proteínas, vitamina D, cálcio e ferro. No sabor baunilha acrescido de prebióticos. É a força extra para crianças com alergias alimentares.

Aguardem, pois estou elaborando um post com todas as dicas da Vanessa Ramos com todas as dicas de como montar uma mesa de festa que fará sucesso entre as crianças e adultos!

Agradecimentos:

Nathália Pironato (Vida de Mamãe Arquiteta

Danone Nutrição Especializada

 

About the author

Giuliana Pierri, psicóloga clínica e mãe da Victoria. É extrovertida e fala até com as paredes. Sempre gostou de moda e, como mãe de menina, expandiu o seu interesse também por moda infantil. A maternidade me desacelerou um pouquinho (só um pouquinho!) e me proporcionou um pouco mais de paciência para aproveitar a vida ao lado da minha família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *