Blog posts

Ensinando organização para as crianças

Ensinando organização para as crianças

Comportamento, Dicas da Mama

Pedi para a nossa nova colunista do blog, a Rosana Campos dar algumas dicas de como fazer com que as crianças organizem os seus pertences desde cedo. Penso que é um assunto super importante, pois através da organização as crianças desenvolvem autonomia e responsabilidades e se isso não acontece tornam-se adultos desorganizados e extremamente dependentes…

Imagem via www.historiasparaosmaispequeninos.wordpress.com

Muitas vezes não é fácil introduzir a organização na vida dos adultos, imagina na dos pequenos! Mas não é impossível. Temos que explicar para as crianças a importância e necessidade da organização. Demonstrando com ações o que ele deverá fazer e como fazer. Por exemplo ao guardar um brinquedo, é essencial explicar o porque esta guardando naquela caixa. Para que fique fácil para ele pegar ou porque o brinquedo que “combina” com o outro devem ficar juntos.

Imagem via google
Imagem via google

A organização para os pequenos deve ser uma “brincadeira”. Ele deve entender que aquela obrigação é uma diversão, por exemplo se dissermos vamos ver quem guarda primeiro, quem coloca todos iguais ou da mesma cor juntos, com isso você o ensina criando o habito de organizar. O meu exemplo com a minha filha é além desses dois citados acima, invento musiquinhas, como “ guardar as Barbies no lugar onde logo vou achar…”  Impor a organização não fará de uma criança organizada , isso deve ser prazeroso, até que ela pegue o hábito e faça parte de sua vida. Sempre deixo claro que existe uma regra, crio uma rotina brincar e depois guardar e quando você menos espera isso estará sendo feito, sem que nem ele mesmo perceba que esta fazendo, pois já será sua rotina. Mas nada adiantará se os pais, familiares e profissionais do lar não tiverem o hábito da organização, pois os pequenos “imitam” o que veem. Procure mostrar a eles seu quarto, armários e explicar como é bom que seja organizado. Se você deixa itens espalhados pela casa, muito provavelmente irá tropeçar em carrinhos e bonecas pela casa.

Dicas:

Comece sempre pelo descarte, separe tudo o que não usa mais ou que não terá mais utilidade, pratique o desapego, ensine as crianças que roupas e brinquedos que não são úteis podem ser retirados dos armários e prateleiras.  Antes de iniciar a organização é necessário ter noção da quantidade de itens que precisam ser organizados.

Comece pela padronização de cabides,  que você já terá uma visão mais limpa de sua casa e de como a organização é importante em sua vida!

Organização dos pequenos2

Rosana Campos, personal organizer e a nossa nova colunista do blog!
Rosana Campos, personal organizer e a nossa nova colunista do blog!

Na próxima coluna mostraremos como foi feita a organização dos armários da Victoria e posso adiantar que ficou sensacional!

Quem tiver alguma dúvida pode nos escrever!

About the author

Giuliana Pierri, psicóloga clínica e mãe da Victoria. É extrovertida e fala até com as paredes. Sempre gostou de moda e, como mãe de menina, expandiu o seu interesse também por moda infantil. A maternidade me desacelerou um pouquinho (só um pouquinho!) e me proporcionou um pouco mais de paciência para aproveitar a vida ao lado da minha família.

15 Comentários

  1. Chris Ferreira
    04/08/2016 at 13:15
    Reply

    Muito bom o post com dicas de organização. Concordo que ensinar a organização como uma brincadeira facilita muito as coisas. E o hábito da organização realmente deve vir dos pais. O descarte é fundamental.
    beijos
    Chris

  2. Laís Sass
    01/08/2016 at 14:17
    Reply

    Aqui em casa Pedro guarda os brinquedos comigo desde os 10 meses. Fui muito criticada, mas se ele da tchau, manda beijo, balbucia algumas palavras, faz bagunça entre outras, pode aprender a ser organizado e guardar as coisas. Hoje isso não é problema para nós, claro que um dia ou outro vamos dormir com a casa bagunçada, mas em sua grande maioria arrumamos tudo. Acho importante dar essa responsabilidade às crianças. Gostei do seu post. Beijos!!!

    • Giuliana Pierri
      02/08/2016 at 00:15

      Laís, sempre tem quem fique julgando né?! Mas tem que ser desde cedo sim para a criança tornar-se responsável! Parabéns!
      Bjs,
      Giu

  3. Tatiana
    31/07/2016 at 19:55
    Reply

    Que legal Giu. Agora que estamos próximo de completar 2 anis, estou começando a inserir mais organização na nossa rotina.

    • Giuliana Pierri
      02/08/2016 at 00:16

      Tem que ensinar desde cedo mesmo Tati!
      Bjs,
      Giu

  4. Tatiane
    31/07/2016 at 14:04
    Reply

    Adorei! A Mari já guarda os brinquedos no fim do dia e estou ensinando os lugares certos!

  5. Lele
    30/07/2016 at 20:27
    Reply

    Que legal Giu, vou acompanhar os posts de organização. ADORO!!!

    • Giuliana Pierri
      02/08/2016 at 00:17

      Ah Lele, que bom que gostou… Prepare-se que teremos muito conteúdo de organização sim!
      Bjs,
      Giu

  6. Beatriz Borges
    29/07/2016 at 22:37
    Reply

    Eu incentivo Melissa a me ajudar e a organizar pequenas coisas em casa, especialmente brinquedos, para que ela desde cedo entenda a dinâmica.
    É muito prudente fazer este trabalho com as crianças.
    E estes cabides lindos, onde vc achou???

    • Giuliana Pierri
      02/08/2016 at 00:21

      Tem que começar de cedo mesmo Bia… Os cabides são do Sam’s Club e acho que valeu muito a pena. No próximo post eu mostrarei o armário da Vicky e aí vc poderá ver que a padronização dos cabides tb dá outra cara pro armário…
      Bjs,
      Giu

  7. Fabi Fontainha
    29/07/2016 at 20:56
    Reply

    Adorei as dicas de organização. Aqui em casa tenho um pouco de dificuldade de fazer meu filho participar da arrumação dos brinquedos… Vou aproveitar as sugestões. Beijos, Fabi Fontainha

    • Giuliana Pierri
      02/08/2016 at 00:22

      Que Bom que gostou Fabi… A gente tem que ter paciência e insistir, pq uma hora dá certo! Boa sorte e bjs,
      Giu

  8. Ariane Baldassin
    29/07/2016 at 19:51
    Reply

    Aos pouco vou introduzindo a rotina por aqui. Não é fácil não viu? E se tem uma coisa que é complicado aqui em casa é o descarte. Eu sou muito apegada e a Lara também, as vezes a coisa é tão simples e mesmo assim guardamos … para repensar!
    Adorei as dicas do post!

    • Giuliana Pierri
      02/08/2016 at 00:22

      Pois é, acho que o descarte é uma das partes mais difíceis mesmo…
      Boa sorte!
      Bjs,
      Giu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *