Blog posts

Ensaio newborn: tire todas as suas dúvidas

Ensaio newborn: tire todas as suas dúvidas

Comportamento, Dicas da Mama

Quando eu descobri que estava grávida da Victoria resolvi que gostaria de fazer um ensaio de gestante e também um de newborn. Só que não conhecia ninguém que tivesse feito para pedir indicação. Comecei a pesquisar, mas não achava nada que me agradasse muito. Um dia, a minha sogra comentou que havia pego o contato de uma fotógrafa que tinha dado uma entrevista para um desses programas femininos de televisão. Lembro que na época, ela comentou que havia adorado as fotos da profissional, mas que também tinha achado interessante as dicas dadas na entrevista sobre a segurança dos bebês durante o ensaio.

Minha sogra me passou o contato e, quando fui pesquisar, me apaixonei pelo trabalho da Laura. Acho as fotos verdadeiras obras de arte. Fiz os dois ensaios com ela e hoje vejo que foi um ótimo investimento. A Vicky ama ver os dois álbuns!

Victoria em seu ensaio newborn

E quando a mulher está grávida logo pensa: Como será a carinha do bebê que vem aí? E assim que o bebê chega você não pára de olhar extasiada a maravilha que produziu e quer congelar aquela expressão encantadora para sempre.  As fotografias de recém-nascido vieram para ficar e registrar esses momentos para sempre. Mas por onde começar? Fomos conversar com a fotógrafa especializada em fotografia newborn, Laura Alzueta e ela deu várias dicas para você contratar um fotógrafo profissional e fazer com que o ensaio dos seus sonhos seja uma experiência positiva do início ao fim.

Segundo Laura, a fotografia  “newborn” ou recém-nascido é um estilo que chegou ao Brasil há cerca de 5 anos atrás. A criança é fotografada no seu primeiro mês de vida de forma a reproduzir as características de quando estava ainda dentro do útero. O recém-nascido em geral dorme profundamente o que permite posá-lo sem que ele acorde.

Período: O ideal é realizar as fotos dentro das três primeiras semanas de vida, período que ele  dorme cerca de 18h por dia, ainda é bem flexível e reproduz as poses que estava dentro da barriga com naturalidade. Nesta fase, em geral, ainda não tem cólicas e conseguimos um ensaio mais rápido e tranquilo. Nada impedirá que seja fotografado mais adiante com 2 ou 3 meses, porém em outro estilo diferente, uma vez que algumas poses só são possíveis nesses primeiros dias . É um momento único na vida e que ficará registrado para sempre!

Aí vem o ponto mais importante da fotografia newborn:  o conforto e a segurança do bebê. Um bom fotógrafo especializado irá realizar as fotos priorizando isso sempre!

Ambiente adequado: um bom fotógrafo especializado em recém-nascido deve oferecer um ambiente acolhedor para receber os bebês. Como muitas fotos são feitas sem a roupinha, o ambiente precisa ser aquecido entre 27 – 28 graus, temperatura confortável para tirar a roupa do bebê enquanto ele dorme. Além disso, o ambiente deve ter espaço para trocá-lo e para que a mãe possa amamentá-lo com conforto. Tudo precisa ser  limpo e higienizado e o fotógrafo precisa passar álcool gel nas mãos constantemente.

Luz:  optei por usar apenas a luz natural  por uma questão estética, e por isso só realizo as fotos em meu studio, onde tenho a luz ideal.

Tempo: Um ensaio newborn dura entre 3 e 4 horas. Um fotógrafo experiente irá se adaptar ao ritmo do seu bebê e esse período inclui a mamada, arrotar, trocar e dormir para posicionar para as fotos.

Estilo: Sugiro que você pesquise bastante e olhe o site do fotógrafo. Veja se você se identifica com o estilo das fotos e, principalmente, se ele realizou cursos especializados. Existem vários fotógrafos mais experientes que dão cursos de fotografia de recém-nascidos em todo o Brasil. Nesses cursos o fotógrafo aprende a posicionar o bebê com segurança , como acalmar e fazer o bebê dormIr e também itens muito importantes a respeito da fisiologia dos bebês.

Os bebês não sustentam a cabeçinha e por isso algumas fotos são feitas utilizando-se de recursos de photoshop uma vez que os bebês não sustentam a cabeça sozinhos. Na maior parte das poses em que o bebê está dentro de cestas é preciso que haja uma pessoa ou, se não houver assistentes, que a mamãe ou papai se posicionem olhando o bebê enquanto o fotógrafo estiver olhando para a câmera. Um bebê pode ficar sozinho em seu berço por um tempo mas durante uma sessão de fotos ele deve estar sempre sob supervisão!

newborn1

newbor2

Expressão encantadora: Por fim, o que mais te chama a atenção nessas fotos? Essa carrinha linda e relaxada só é possível se o bebê estiver confortável e seguro. Isso inclui tudo o que mencionei acima e um bom ambiente, temperatura adequada, barriguinha cheia e um ótimo posicionamento. 

E, para finalizar, vale lembrar que o Brasil saiu na frente e possui uma associação de âmbito nacional, a ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos), sem fins lucrativos, fundada por fotógrafos profissionais especializados na fotografia de recém-nascidos. Ela é pioneira e seu objetivo principal é a promoção e a disseminação da prática deste tipo de fotografia, aproximando os pais dos fotógrafos. No site www.abfrn.com.br há mais informações e uma seção de busca onde você pode encontrar um fotógrafo associado em sua cidade em todo o país.

newborn3

Lembre-se: o conforto e a segurança do bebê vem sempre em primeiro lugar!

Depois vem as imagens lindas que você sempre sonhou e que irão fazer a família toda lembrar os pequenos detalhes, gestos e expressões desses primeiros dias para sempre!

Mini CV –  Laura Alzueta é publicitária e fotógrafa e especializou-se em bebês, famílias, gestantes e recém-nascidos. Mais de 500 bebês já passaram por suas lentes desde 2011. Em seu studio em Pinheiros, São Paulo, também ministra workshops sobre  a técnica  da fotografia newborn e é uma das sócias-fundadoras da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos). Ao lidar diariamente com a beleza dos pequenos teve a certeza de sua vocação: capturar os instantes mágicos do início de uma nova vida e família. www.lauraalzueta.com.br

 

Laura Alzueta
Laura Alzueta é publicitária e fotógrafa e especializou-se em bebês, famílias, gestantes e recém-nascidos. Mais de 500 bebês já passaram por suas lentes desde 2011.

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

2 Comentários

  1. Laura Alzueta
    29/01/2016 at 02:39
    Reply

    O tempo voa mesmo! A Vicky já está uma mocinha!! Obrigada Giuli pelo espaço! É fundamental espalharmos as informações corretas sobre a fotografia Newborn!! Bjs

    • Giuliana
      29/01/2016 at 14:33

      Nós é que agradecemos as informações! Você sabe que sou muito fã do seu trabalho! Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *