Blog posts

Dicas de livros infantis sobre desfralde

Dicas de livros infantis sobre desfralde

Comportamento, Dicas da Mama, Saúde

A hora do desfralde é um marco para o desenvolvimento infantil e é essencial que se respeite os sinais que a criança emite para evitar possíveis traumas. Normalmente, a criança já está apta para o desfralde quando apresenta um bom desenvolvimento neurológico, já anda, fala e tem o corpo mais firme. Outro sinal significativo é quando a criança já avisa que fará o xixi e o cocô. É importante que todas as pessoas que participarão do processo de desfralde da criança estejam preparadas para a tarefa, afinal de contas é preciso muita paciência para os escapes de xixi e cocô. 

Aqui em casa, todos os sinais começaram a acontecer quando a Victoria estava com mais ou menos 2a2m. Ela já avisava do xixi e cocô e, um belo dia, a professora dela me ligou avisando que ela se recusou a colocar uma fralda, após uma troca. Foi uma correria, pois tive que sair às pressas para comprar algumas calcinhas e levar para a escola. Quando cheguei lá, a Vicky estava sem fralda e não usou mais a fralda o tempo todo.
Maaaaas, a história ainda não acabou! Depois de mais ou menos 1 mês, ela simplesmente parou de fazer cocô. Foram alguns meses de desespero. Até no hospital fazer lavagem intestinal ela foi… O que aconteceu? Até hoje eu não sei! Ela simplesmente travou!
Depois deste período de sofrimento, a Vicky voltou a pedir a fralda para fazer cocô. Toda vez, ela pede a fralda, faz cocô e volta a colocar a calcinha… Eu sinceramente resolvi deixar. Acho que quando ela estiver preparada voltará a fazer cocô no vaso sanitário. Inclusive ela pediu para colocar um vasinho pequeno no banheiro dela e eu já providenciei.
Mesmo que o desfralde dela ainda não esteja completo, o que nos auxiliou muito, mesmo nos momentos mais tensos foram alguns livros infantis que compramos para ela. Deixo aqui a sugestão de alguns:

  

O Xixi da Lulu. Autora: Camilla Reid. Editora: Companhia das Letrinhas
Sinopse: A Lulu está tirando a fralda. Ganhou um penico, que ela usa por toda a casa, e já está experimentando até a privada. Acidentes acontecem, mas no geral ela está indo muito bem! 

 

O que tem dentro da sua fralda? Autor: Guido Van Genechten. Editora BrinqueBook
Sinopse: um divertido livro com abas sobre a grande curiosidade de um pequeno rato. Diversão garantida para crianças e adultos. 
 

Até as princesas soltam pum. Autoras: Ilan Brenman e Ionit Zilberman. Editora: BrinqueBook
Sinopse: O pai de Laura pegou o livro secreto das princesas e contou para a filha algo que ninguém sabia… Descubram esse segredo e não contem para ninguém.
Pesquisando para escrever o post, eu encontrei mais dois livros, mas como não comprei, só deixarei aqui as imagens… Quem sabe ajuda! 

 

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *