Blog posts

Dica de passeio – Uma visita ao Museu de Pesca de Santos

Dica de passeio – Uma visita ao Museu de Pesca de Santos

Dicas da Mama

Quem pensa que museu não é lugar de criança ainda não conhece o Museu de Pesca de Santos. O Museu de Pesca é um dos pontos turísticos mais famosos e antigos da cidade e várias gerações de crianças já passaram pelo local, inclusive eu (Ana Claudia). Eu adorava ir ao museu ver o famoso esqueleto de baleia. É um lugar que vale a visita, principalmente me dias chuvosos. O museu é um lugar no qual podemos nos conscientizar da importância da preservação e utilização racional do ambiente aquático.

O museu tem muitas atrações. Lá se pode encontrar espécies raras de tubarão, coleções de conchas, areias brasileiras, corais, aves marinhas e muito mais. Guigui adorou ver os tubarões, perguntava o nome de todos. O Alê, (papai do Guigui), que adora museus, explicou ao pequeno que não era o nome do tubarão que estava na placa, e sim a espécie. Quanto mais o Alê explicava mais Guigui perguntava, todo entusiasmado por estar aprendendo. Confesso que não achei que ele ia gostar tanto. Criança surpreende a agente.

museu1
Essa é a vista do museu. Linda né?
museu3
Guigui admirando os tubarões
Mas a atração principal do museu é o esqueleto de baleia Balaenoptera physalus, com 23 metros de comprimento e pesando 7 toneladas. Do lado de fora é possível ver o esqueleto, o que é uma boa para deixar o público curioso. Eu adoro ver esse esqueleto, lembra muito minha infância. O Guigui também gostou muito, achou enorme hahahaha.

museu6
O esqueleto de baleia impressiona os visitantes
museu4

 

Outra atração que a criançada adora, e que não existia quando eu era pequena, é uma área denominada Ala Lúdica Petrobrás, que foi inaugurada em 29 de junho de 1998. Nesse local, as crianças se locomovem ao nível do porão do edifício, cruzando seus agora descobertos arcos, hoje integrantes do novo cenário museográfico. O projeto, patrocinado pela Petrobrás, também recebe o apoio importante da Associação dos Amigos do Museu de Pesca.

SALA DA PRAIA: representação de quatro ecossistemas marinhos do litoral paulista (manguezal, costão rochoso, praia arenosa e fundo do mar), constituindo um diorama, um cenário. Nesse espaço se mostrará a importância da preservação de cada um desses ambientes para a manutenção do equilíbrio geral.

SALA DO BARCO: sonhos com piratas, noções de navegação, de marinharia, regime de marés e ventos etc. A pesca, o mergulho, o uso do mar e a necessidade de uma convivência harmoniosa e construtiva do homem com o ambiente aquático.

QUARTO DO CAPITÃO: No dia 12 de outubro de 2006, o Museu de Pesca de Santos deu um presentão à criançada: reinaugurou o “Quarto do Capitão”, uma atração com base na figura lúdica de um antigo capitão, que, segundo a lenda, protege o Museu.
museu10
A visita ao museu vale a pena. É um lugar muito bonito e interessante. Um passeio diferente para as crianças. Vale a pena.
Serviço:
aberto de quinta a domingo, das 10 às 18 horas
Valor do ingresso: R$5,00
Estudantes e professores: R$2,50
Crianças até 6 anos e adultos maiores de 60 anos: isentos.

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *