Blog posts

Como tirar manchas? Guia prático do Dr Tira Manchas

Como tirar manchas? Guia prático do Dr Tira Manchas

Compras, Perrengue

No final do ano passado fomos convidadas para um evento incrível da LG para o lançamento da nova máquina de lavar e secar roupas: a Top Gun Inverter, com capacidade de 14kg e tecnologia exclusiva 6 motion que possui seis movimentos de lavagem (compressão, tombamento, oscilação, fricção, agitação e rotação). A máquina também conta com 12 programas de lavagem e mais 13 ciclos extras, além de oferecer até 45% de economia de água e até 60% de economia de energia elétrica. Eu fiquei boquiaberta com a eficiência da máquina, pois testamos ao vivo… Além de tudo é muito silenciosa.

No evento, o especialista têxtil Vladimir Valério (conhecido como Dr. Tira Manchas) estava presente dando diversas dicas de como remover algumas que até então achava impossíveis de serem removidas… Se eu não tivesse presenciado não acreditaria! Confesso que me deu até um aperto no coração, só de lembrar na quantidade de roupas da Vicky que foram perdidas por terem manchado (principalmente na fase de introdução alimentar).

Resolvi reunir todas as dicas para vocês neste manual e espero que ajude!

Vocês sabiam que algumas manchas não saem durante a lavagem e por isso temos que removê-las antes de colocar as roupas na máquina? As dicas a seguir se referem a estes tipos de manchas.

Observações gerais:

 – Quanto mais tempo a mancha estiver na peça, maior será o tempo para retira-la.

– Aplique a solução e espere alguns minutos para que a mancha se dissolva, antes de esfregar a peça.

– Se você preferir esfregar a peça com uma escova macia faça com uma escova bem macia, para não danificar as fibras da peça.

– A mais importante – Nunca aplique nenhum produto na peça sem antes testar para verificar se o corante que esta na peça resiste os produtos químicos, para isso, aplique uma minúscula gota da solução preparada na parte interna da peça em um lugar que ninguém verá. Espere 3 minutos e lave e veja se o corante resistiu os produtos, só depois aplique na peça.

– Após a retirada da mancha, lave a peça em água corrente e coloque na Lavadora LG e programe como de costume a lavagem da peça. Boa sorte.

Catchup: misture 1 colher (sopa) de sabão em pó, 1 colher (sopa) de lustra-móveis e 2 colheres (sopa) de água sanitária. Aplique na mancha e lave em seguida.

Vinho: misture 1 colher (sopa) de sabão em pó, 1 colher (sopa) de água, 5 colheres (sopa) de limpeza pesada e 5 colheres (sopa) de água sanitária. Aplique na mancha e lave em seguida.

Batom: misture 1 colher (sopa) de removedor, 1 colher (sopa) de lustra-móveis e 3 colheres (sopa) de limpeza pesada. Aplique na mancha e lave em seguida.

Tinta de caneta: misture 3 colheres (sopa) de lustra-móveis, 1 colher e 1/2 (sopa) de removedor e 1 colher (sopa) de detergente incolor (lava-louças). Aplique na mancha e lave em seguida.

Canetinha colorida: misture 1 colher (sopa) de lustra-móveis, 2 colheres (sopa) de removedor e 2 colheres (sopa) de removedor de esmalte. Aplique na mancha e lave em seguida.

Manga (fruta): misture 1 colher (sopa) de sabão em pó, 1 colher (sopa) de água e 3 colheres (sopa) de água oxigenada. Aplique na mancha e lave em seguida.

Graxa: misture 1 colher (sopa) de sabão em pó, 1 colher (sopa) de lustra-móveis e 1 colher (sopa) de limpeza pesada. Aplique na mancha e lave em seguida.

Manchas de desodorante de camisetas e camisas: para se retirar manchas de desodorante temos que fazer duas etapas, sendo que a primeira tem a função de retirar a parafina que fica na peça, dando aquele aspecto de duro. A segunda etapa é aquela que retiramos aquele amarelado ou acinzentado que fica na peça.

1 ª Fase
2 colheres (sopa) de removedor; (vendido para retirar cera de assoalho de madeira).
2 colheres (sopa) de solvente de pincel; (tipo Thinner).
1 colher (sopa) de lustra móvel.
2ª Fase
1 colher (sopa) de limpeza pesada; (usado para retirar gordura de fogão).
3 colheres (sopa) de água sanitária. (é importante que esta seja nova)

Manchas de base (maquiagem): como base de maquiagem varia muito em função da cor, da cremosidade, da oleosidade, da quantidade de matéria prima que permite maior ou menor cobertura, da solidez, isto é, existem bases que saem mais facilmente ou fixam menos e outras que fixam mais, por ai pode se perceber que a variedade é grande, testei algumas e cheguei à conclusão que a maioria saiu com a seguinte formulação:

2 colheres (sopa) de removedor; (vendido para retirar cera de assoalho de madeira).
1 colher (sopa) de lustra móvel;
1 colher (sopa) de detergente incolor;
1 colher (sopa) de sabão em pó.

Manchas de azeite/gordura: 1 colher (sopa) de lustra móvel;
½ colher (sopa) de detergente incolor (lava louças). Esta mancha deve ser retirada da seguinte forma, faça a solução abaixo e aplique sobre a peça, embaixo da peça, ou seja, no avesso é legal você colocar papel filtro e à medida que a gordura da peça for se soltando ela escorrerá entre os fios e passará para abaixo da peça ou para o avesso, sendo assim, o papel filtro que estará na parte de trás, tem a função de absorver toda a gordura que estará saindo da peça, portanto ir trocando o papel é fundamental.

 

About the author

Giuliana Pierri, psicóloga clínica e mãe da Victoria. É extrovertida e fala até com as paredes. Sempre gostou de moda e, como mãe de menina, expandiu o seu interesse também por moda infantil. A maternidade me desacelerou um pouquinho (só um pouquinho!) e me proporcionou um pouco mais de paciência para aproveitar a vida ao lado da minha família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *