Blog posts

Como se divertir com a garotada na piscina

Como se divertir com a garotada na piscina

Brinquedos, Diversão, Final de Semana

A piscina é sem dúvida uma das atividades preferidas tanto de crianças como de adolescente – especialmente no calor, não há nada melhor do que se molhar! Independentemente da forma, tamanho, ou estilo, o importante é arranjar um lugar para se refrescar; e adicionando um pouco de criatividade, a diversão estará garantida!

Mas antes da brincadeira começar, devemos nos atentar a algumas precauções que incluem saber como limpar piscina adequadamente, com os produtos próprios, e em hipótese alguma deixar as crianças sozinhas. Mesmo nas piscinas mais rasas, é melhor não correr riscos e garantir a segurança dos pequenos.

Fonte: https://pixabay.com/en/sunglasses-people-water-blue-1284419/

Se preparando para a diversão

Alguns cuidados devem ser tomados quando o assunto é passar o dia na piscina. Além de não deixar as crianças desacompanhadas, antes de cair na água é preciso tomar algumas providências como:

  • Passar protetor solar e reaplicar a cada 3 horas.
  • Colocar bóia de braço nos menores, mesmo a criança sabendo nadar.
  • Utilizar óculos de proteção, pois o cloro pode causar irritação nos olhos.
  • Manter os pequenos sempre hidratados, já que brincar na água gasta muita energia.
  • Para os bebês, é importante verificar sempre a temperatura da água.
  • Consultar um especialista para informações sobre tratamento da água e como limpar piscina da forma correta – e fazer isso regularmente.
  • Proteger a sua piscina com uma cerca para evitar quaisquer acidentes domésticos. 

Atividades infantis e jogos para piscinas

Para as piscinas consideradas grandes, a gama de jogos e brincadeiras é infinita e varia de acordo com a quantidade de pessoas disponível para participar da diversão. Confira a seguir algumas dicas de atividades para aproveitar o verão dentro da água com seus filhos:

Biribol – este é um dos jogos aquáticos mais famosos, para realizar uma partida você só precisa de uma rede (ou algo que divida a piscina ao meio) e uma bola. Depois basta dividir os times e começar o jogo seguindo as mesmas regras de pontuação do vôlei.

Polo aquático – continuando nas brincadeiras com bola, esse esporte vai além de uma modalidade olímpica e pode ser jogado na piscina da sua casa. Basta usar duas cadeiras (uma em cada lado da piscina) como se fossem gols e formar dois times, o objetivo é acertar a bola embaixo da cadeira. As regras do jogo podem ser definidas no momento, por exemplo, em alguns casos carregar a bola embaixo da água pode ser considerado falta.

Pega-pega na água – nesta brincadeira uma pessoa fica no centro e o resto se divide metade em cada extremo da piscina. Em um certo momento, os jogadores devem trocar de lado e quem está no meio tem que tentar “pegar” alguém. Quem for pego passa a ocupar a posição no centro da piscina.

Passa túnel – mais um pega-pega só que com regras um pouquinho diferentes. Nessa brincadeira todos que forem pegos devem ficar “congelados”, sem sair do lugar e com as pernas abertas embaixo da água. Para serem libertados, outro participante deve passar por debaixo do túnel formado pelas pernas da pessoa paralisada.

Marco Polo – parecida com a brincadeira “Gato Mia”, nesta um jogador é vendado e tem que conseguir pegar seus colegas localizando-os pela voz: quando ele grita “Marco”, os outros devem responder “Polo”. É permitido mergulhar para se esquivar do pegador, mas não vale sair da piscina! Essa brincadeira é mais indicada para os maiores.

Fonte: http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=129894&picture=swim-ring-in-a-poo

Jogos divertidos para piscinas desmontáveis

Quem não tem uma piscina construída em casa também pode participar da farra! Os modelos “desmontáveis” são uma ótima opção para quem dispõe de espaço no quintal e quer uma diversão a mais durante o verão. Além de práticas e fáceis de montar, elas podem ser guardadas em qualquer lugar. 

Caça ao tesouro: Ao contrário do que muita gente pensa, o tamanho reduzido pode favorecer algumas brincadeiras na água, e essa é uma delas. Para preparar a caça, basta jogar objetos no fundo da piscina, que deverão ser coletados no menor tempo possível pela criançada.

Qual é a soma? Uma alternativa educativa também seria colocar números de plástico ou grafados em cartões de EVA no fundo da piscina e pedir para os pequenos coletarem os valores correspondentes aos resultados de somas, subtrações, multiplicações ou divisões anunciadas pelos adultos. Outra ideia seria utilizar moedas, mas aqui não é preciso alguém falar uma operação matemática, os jogadores devem pegar a maior soma de moedas em um tempo estipulado.

Chocar o ovo: Para essa brincadeira será preciso encher alguns balões com um pouco de água e deixá-los em um extremo da piscina enquanto as ficam crianças no outro. Quando dado o sinal, elas deverão se dirigir até as bexigas d’água e segurar o maior número possível embaixo de si. Vale pegar o balão dos outros, mas não prendê-los no maiô!

Agora é só colocar a roupa de banho e se jogar na água com seus pequenos!

 

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *