Blog posts

Cisne Negro apresenta O Quebra-Nozes no Teatro Alfa

Cisne Negro apresenta O Quebra-Nozes no Teatro Alfa

Dicas da Mama, Diversão, Final de Semana, Passeio

No dia 17/12 a Victoria e algumas amigas que fazem ballet terão um programa e tanto: assistirão à um espetáculo de dança pela primeira vez, claro já em grande estilo! Existe coisa melhor do que ter uma turma de mães animadas?! Faremos uma tarde das meninas: todas assistirão O Quebra Nozes! As meninas estão super empolgadas (e as mães também!).

Sempre digo que é muito importante incentivar os programas culturais para as crianças, pois é o legado que podemos deixar para elas… Nosso grupo sempre frequenta teatro e tenho certeza que as meninas se emocionarão com o espetáculo (todas adoram fazer ballet!). Prometo contar para vocês como foi a nossa experiência….

A Cisne Negro Cia de Dança já está pronta para entrar em cena novamente com o espetáculo natalino O Quebra-Nozes, criado por Tchaikovsky em 1891. A obra entra em cartaz dia 10 de dezembro, sábado, às 20 horas, no Teatro Alfa, com sessões até dia 21 de dezembro, com matinês aos sábados e domingos. Além do elenco oficial da companhia, participam também solistas que são primeiros-bailarinos das companhias que fazem parte. Tradicional na cidade, o espetáculo recebeu em 2012 o Prêmio Governador do Estado como Melhor Espetáculo de Dança – preferência popular.

O Quebra-Nozes conta a história de Clara e seu precioso boneco Quebra-Nozes, presente de seu padrinho, o mago Drosselmeyer. Juntos, eles enfrentam uma cruel batalha contra o Rei dos Ratos e seu exército, viajando pelo Reino das Neves até o Reino dos Doces.

A obra produzida pela Cisne Negro foi apresentada pela primeira vez em 1983 sob a direção de Hulda Bittencourt, recebendo naquele ano  o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), como Melhor Espetáculo de Dança. Desde então, foi incorporado ao repertório da Cisne Negro Cia de Dança até os dias de hoje. Uma das marcas do grupo é renovar o espetáculo a cada ano, emprestando a ele um toque de originalidade e inovação sem perder sua essência. A diversidade pode ser vista tanto nas coreografias quanto na montagem cênica.

Nos efeitos especiais circenses e na acrobacia de tecido contará com o Circo Escola Picadeiro, considerada uma das mais respeitadas escolas circenses do país, fundada em 1983 por Wilson Moura Leite, que tem em seu currículo grande número de ex-alunos atuando em importantes companhias no exterior, alguns deles inclusive no Cirque Du Soleil.

Neste ano de 2016, O Quebra-Nozes contará novamente no seu elenco de Anjos com integrantes da Usina da Dança, projeto social desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, de Orlândia-SP, presidido pela empresária Josimara Ribeiro de Mendonça que atua pelo desenvolvimento integral de crianças e adolescentes na região Nordeste do Estado de São Paulo e mantém parceria com a Cisne Negro Cia. de Dança.

No saguão do Teatro, haverá a apresentação de Corais convidados, interpretando músicas natalinas, uma hora antes do início dos espetáculos, sob a coordenação da pianista Maria Inês Vasconcellos.

O espetáculo tem ainda maquiagem e visagismo especial da Equipe Jacques Janine, sob a supervisão de Chloé Gaya.

“É uma obra que nos faz embarcar no sonho de Clara, transportando-nos a um mundo de imagens fascinantes, repletas de magia e beleza, que ficam gravadas para sempre em nossas mentes e em nossos corações”, diz Hulda Bittencourt, fundadora da companhia e diretora artística do espetáculo O Quebra Nozes. Hulda completa: “esta 33ª edição presta uma homenagem especial à grande “maestrina da dança” Toshie Kobayashi, in memorian, que participou por 8 anos consecutivos ativa e brilhantemente da produção de O Quebra-Nozes.”

Sinopse

 

Encenado em dois atos, o ballet conta a fantasia de Clara, uma menina que na noite de Natal ganha muitos presentes, mas se encanta de uma maneira especial por um deles, um boneco quebra-nozes. Quando todos vão dormir, Clara vai à sala para brincar com seu novo presente adormece e entra no mundo da fantasia. Os brinquedos ganham vida, dançam, lutam, viajam para O Reino das Neves e Reino dos Doces, onde Clara e seu príncipe são homenageados com danças típicas de vários países e com um gracioso pas-de-deux da Fada Açucarada.

A criação de O Quebra Nozes foi inspirada em uma adaptação francesa de um trecho do conto Nussknacker und Mauserkonig (Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), de Hoffmann. Tchaikovsky se encantou com as colorações sinistras e fantásticas que envolvem a história e compôs a música para o ballet. O resultado é uma obra repleta de fantasia e romantismo.

Grade de Solistas

Dias 10, 11, 12 e 14 (todos os horários) – Nadia Muzyca (1ª Bailarina do Teatro Colón, de Buenos Aires, Argentina) e Esteban Schenone (1º Bailarino do Ballet de La Plata, Argentina).

Dias 15, 16 e 17 (20h) – Svetlana Lunkina (Principal Dancer do Ballet Nacional do Canadá) e Thiago Soares (Principal Dancer do Royal Ballet de Londres).

Dias 17 (17h), 18 (15h), 19, 20 e 21 – Márcia Jaqueline (1ª Bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro) e Cícero Gomes (1º Bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro)

Dia 18 (18h) – Márcia Jaqueline (1ª Bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro) e Thiago Soares (Principal Dancer do Royal Ballet de Londres).

About the author

Giuliana Pierri, psicóloga clínica e mãe da Victoria. É extrovertida e fala até com as paredes. Sempre gostou de moda e, como mãe de menina, expandiu o seu interesse também por moda infantil. A maternidade me desacelerou um pouquinho (só um pouquinho!) e me proporcionou um pouco mais de paciência para aproveitar a vida ao lado da minha família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *