Blog posts

Canal da Turma da Mônica amplia acessibilidade com audiodescrição e Libras

Canal da Turma da Mônica amplia acessibilidade com audiodescrição e Libras

Dicas da Mama

A Mauricio de Sousa Produções acredita que toda criança tem o direito à diversão e trabalha para promover o acesso de todas as crianças às histórias da Turma da Mônica. Para promover ainda mais acessibilidade, o canal no Youtube da Turminha começou a oferecer episódios de animação com tradução em Libras e também com audiodescrição.

Os episódios com tradução em Libras possuem uma intérprete que se integra à cena original do vídeo e os desenhos animados com audiodescrição contam com uma narração descritiva das cenas. Essas animações também têm legendas inseridas manualmente pela empresa que podem ser ativadas pela ferramenta do YouTube.

 

Já estão disponíveis mais de sete episódios com recursos de acessibilidade e, a cada sexta-feira, um novo vídeo é postado, às 15h, integrando-se à programação normal do canal:  às quartas-feiras, Mônica Toy; às quintas-feiras (quinzenalmente), Biduzidos (nova animação lançada no dia 18 de janeiro); e às sextas-feiras, Turma da Mônica clássica.

 

“A Turma da Mônica sempre foi inclusiva, afinal a amizade que une todos os personagens supera todas as diferenças. Há alguns anos, nós trabalhamos para promover a acessibilidade aos nossos fãs, inclusive nas nossas plataformas digitais. No YouTube, por exemplo, já começamos a reduzir barreiras com a animação sem falas Mônica Toy, e agora estamos avançando ainda mais para promover o acesso de todas as crianças à diversão”, comenta Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções.

Playlist de vídeos com Libras: https://www.youtube.com/playlist?list=PLWduEF1R_tVaFPVSOPX-c1A6_Ge91IoQK

 

Playlist de vídeos com Audiodescrição: https://www.youtube.com/playlist?list=PLWduEF1R_tVZlO-3FBtQRJgyoWLc1pXek

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *