Blog posts

Bye bye férias

Bye bye férias

Comportamento, Dicas da Mama

Na próxima semana Guigui e Vicky voltam às aulas e nós já estamos aqui pensando como será essa volta pra escola. Passamos bastante tempo com eles e fizemos muitas coisas juntos. Viagens, cinema, passeios, festas e muitas brincadeiras e descanso em casa. E é claro que esse grude todo pode resultar em uma dificuldade na readaptação durante a primeira semana aula.

Apesar da escola ser a mesma e eles terem um ao outro, além de outros amigos que encontraram durante as férias, muitas novidades estão por vir. Uma nova professora, uma nova classe, novos amigos e novos aprendizados. Tudo isso é importante para eles, mas a separação dos pais na primeira semana de aula é difícil tanto para eles, que choram e dizem que não querem ficar na escola, quanto para nós.

Pensando nisso eu resolvi dar algumas dicas do que vou praticar por aqui nesses dias que antecedem a volta às aulas. E vocês, sugerem alguma coisa?

– retomar a rotina do horário de dormir (nas férias é provável que eles tenham ido dormir mais tarde)

– explicar que em alguns dias eles irão novamente para escola

– contar que irão reencontrar os amigos e conhecer novos

– que a escola é um ambiente no qual a mamãe confia para deixá-los

– já deixar o uniforme separado, assim como o material escolar

– durante a primeira semana que é uma readaptação é importante evitar atraso tanto na hora de levar as crianças quanto na hora de buscá-las. Chegar na hora também faz com que a criança tenha o tempo dela para se familiarizar com as novidades.

Acho ainda que o mais importante é conversar muito com seu filho sobre a retomada das atividades, lembrando de todas as coisas legais que ele está acostumado a fazer na escola, como brincadeiras, músicas cantadas na aula e o tempo livre no parquinho.

 

 

Guigui e sua inseparável mala, que ganhou de presente da Gata na Sacola e adorou

 

Novos caminhos para você seguir sempre em frente. Faça chuva ou faça sol

 

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *