Blog posts

Animais de estimação: ter ou não ter?

Animais de estimação: ter ou não ter?

Comportamento, Dicas da Mama

Hoje convidamos a veterinária Luciana Sih para falar um pouquinho sobre a decisão de ter ou não um animal de estimação.

Você tem um animal de estimação? E se não, você deve ter? Se você tem filhos, recomendo que sim.

Mas, quais os benefícios?

Animais de estimação são uma fonte de carinho e contribuem para melhorar sua saúde. Há cada vez mais evidências dos benefícios trazidos pelos bichinhos para o bem-estar psicológico e físico humano. Eles também podem ser um valioso meio de interação social. Se você tem um animal de estimação, as pessoas tendem a visitá-lo mais, ou param para falar com você em público.

E para as crianças?
A presença de um animal de estimação em casa tem um impacto positivo sobre o desenvolvimento da criança, tornando-as mais responsáveis e melhorando seu comportamento. Ok, no começo temos que ter bastante paciência com os nossos pequenos para ensinar que não pode puxar o rabo ou segurar o bichinho de ponta cabeça. Mas depois, o amor que aprendem com eles vale a pena. Mas quando falo em animais de estimação, me refiro a todos: cães, gatos, coelhos, porquinhos da índia, peixinhos dourados, passarinhos e outros tantos.

Agora, vamos focar nos mais comuns. Cachorro ou gato?
A maioria das pessoas acredita que ter um gato é mais fácil que ter um cachorro, pelo fato de eles fazerem as necessidades sozinhos e não precisarem sair para passear, mas eles demandam tanta responsabilidade e carinho quanto os cães.
Eu particularmente tenho quatro gatos e eles são tão carinhosos quanto qualquer cachorro. O que você precisa entender é qual deles se adapta ao seu estilo de vida. Se você é mais de ficar em casa, correr ou se viaja muito.
Um animal de estimação mal correspondido só vai aumentar os níveis de estresse em sua vida.

Bom, espero que tenha ajudado vocês.
PS: Adotar ou comprar? Adotar sempre !

criançasegatos1

criançasegatos
 Luciana Sih Aguirre é veterinária de pequenos, mãe de quatro gatos e de um ruivinho lindo!

About the author

Giuliana Pierri, psicóloga clínica e mãe da Victoria. É extrovertida e fala até com as paredes. Sempre gostou de moda e, como mãe de menina, expandiu o seu interesse também por moda infantil. A maternidade me desacelerou um pouquinho (só um pouquinho!) e me proporcionou um pouco mais de paciência para aproveitar a vida ao lado da minha família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *