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Amamentação x atividade física – tudo que uma mulher que amamenta precisa saber

Amamentação x atividade física – tudo que uma mulher que amamenta precisa saber

Comportamento

Muitas mamães querem recuperar a boa forma depois da gravidez mas ficam com o pé atrás na hora de fazer os exercícios físicos. Isso porque é muito comum ouvirem dizer que realizar a praticar de atividade física enquanto amamentam pode interferir na produção de leite. A especialista em exercícios pós-parto e também mamãe, Gabriela Cangussú, esclarece as dúvidas mais comuns sobre o tema.
Confira!

1) EXERCÍCIO FÍSICO SECA O LEITE?
De acordo com o estudo de Cary Quinn publicado em 2001, o exercício e a amamentação são atividades compatíveis. O ato de se exercitar não demonstra nenhum efeito prejudicial durante a lactação e não afeta o volume do leite, crescimento, o desenvolvimento infantil ou a saúde materna. O estudo mostra que as lactantes ativas tiveram melhora na aptidão cardiovascular e sensação de bem-estar.
O importante é que as mamães executem os exercícios de forma correta e numa intensidade adequada, sem exageros.

2) QUANDO POSSO COMEÇAR A PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA?
Em geral, para as mulheres que se submeteram ao parto normal, em 30 dias é possível retomar uma rotina de exercícios, começando devagarzinho. Já para aquelas que passaram pelo procedimento de cesariana, normalmente, após 60 dias estarão prontas para voltar à ativa. Mas é importante lembrar que antes de começar a suar a camisa, é preciso ter a liberação oficial do médico.

3) DEPOIS QUE FAÇO EXERCÍCIOS FÍSICOS, QUANTO TEMPO DEPOIS POSSO AMAMENTAR?
O ideal é amamentar 30 minutos antes do treino ou 30 minutos após, pois há uma diminuição dos níveis de IgA no organismo, entre 10 a 30 minutos após o exercício. IgA, ou imunoglobulina A, é um anticorpo que protege o bebé contra vírus e bactérias.

4) PRECISO BEBER MAIS LÍQUIDOS?
No treino se perde muito líquido, então é muito importante se hidratar bem, principalmente no dia em que se faz atividade física. Os médicos recomendam que a lactante comum beba de 3 a 5 litros por dia. Portanto, se ela praticar exercícios regularmente é necessário um aumento de 20% dessa quantidade.

5) PRECISO USAR UM TOP ESPECIFICO PARA ATIVIDADE FÍSICA?
Durante toda a fase de amamentação, as mamas ficam maiores e mais
pesadas. O ideal é que as mamães usem tops de algodão com boa
sustentação para os seios e que se certifiquem de estarem bem firmes.

6) POSSO TOMAR SUPLEMENTOS DURANTE A AMAMENTAÇÃO?
Sim, mas nem todos e desde que seja acompanhado pelo seu médico.

7) QUANTO TEMPO POR SEMANA POSSO FAZER EXERCÍCIOS, SEM PREJUDICAR A AMAMENTAÇÃO?
Os treinos são importantes para o bem estar, disposição, resistência e para a própria saúde da mamãe. Na fase de amamentação, é preciso ter cuidado para não exagerar no tempo e na intensidade, focando principalmente na hidratação antes, durante e após os treinos. O ideal é treinar cinco vezes por semana, cerca de 15 minutos por dia.

8) QUAIS OS EXERCÍCIOS MAIS INDICADOS PARA QUEM AMAMENTA?
Não existem exercícios indicados ou contra indicados para quem amamenta. A mãe pode fazer tudo aquilo que não provoque incômodos ou dores.

9) POSSO MALHAR O PEITORAL?
Sim. Não há contra indicações para isso, a não ser que sinta dores relacionadas ao exercício. A musculatura fica abaixo das glândulas mamarias e não interfere em nada. Eu treinei durante esta fase normalmente.

10) QUAIS CUIDADOS DEVO TER QUANDO ME EXERCITO?
As mamães precisam escutar o corpo. Não é recomendável fazer nada que cause incômodo ou dor. O ideal é sempre treinar em uma intensidade suportável. Outro cuidado importante é se alimentar bem, pois o bebe recebe o que a mamãe come! Por último, é importante descansar, ter uma rotina tranquila.

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

7 Comentários

  1. Ariane Baldassin
    03/03/2017 at 14:37
    Reply

    Acho que eu sou uma das poucas mulheres que não consegue emagrecer amamentando. Se bem que praticar exercício físico não é comigo :/

    Mas sempre que paro de amamentar eu perco peso.

    Mas o lema sempre é #foco #determinação #forçadevontade

  2. Estela Pereira
    02/03/2017 at 23:43
    Reply

    Sou suspeita para falar, como educadora física e que praticou exercícios até o último minuto da gravidez e retornou as atividades em 15 dias pós parto, só conheço benefícios.

  3. Chris Ferreira
    02/03/2017 at 01:31
    Reply

    Ótimo post e bem esclarecedor. Não sabia sobre amamentar 30 minutos antes ou após a prática do exercício.
    beijos
    Chris

  4. Roberta Duarte
    02/03/2017 at 00:58
    Reply

    Adorei as informações, super completo, parabéns!

  5. Josi
    01/03/2017 at 22:55
    Reply

    Amei o post! Esclarecedor. Tinha algumas dúvidas que foram sanadas. Espero voltar ao meu corpo tão rápido quanto na primeira gestação.

    Beijos
    http://www.agorasomospais.com.br

  6. Jaqueline Bernardo
    01/03/2017 at 22:24
    Reply

    Gostei das informações, tinha algumas dúvidas! Agora não tenho mais!! Especialmente quando a pratica de exercício secar o leite!

  7. Michele Gobbato
    01/03/2017 at 21:16
    Reply

    Adorei o post cheio de informação… Aqui não estou fazendo exercícios mas as vezes rola caminhada e depois pretendo voltar tbm a fazer

    Bjs Mi Gobbato

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