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A importância do sono infantil

A importância do sono infantil

Comportamento, Saúde

Oi meninas, hoje quero apresentar a vocês a psicóloga Paula Caruso L. Leite. Eu conheço a Paula faz muito tempo, trabalhamos juntas em uma empresa mas depois que casei e mudei perdi o contato com ela. Mas com o história do Guigui ter pesadelos a noite eu fui pesquisar e achei que seria interessante conversar com uma psicóloga sobre o assunto. E ela veio na minha cabeça sem nem precisar pensar muito. A Paula é super competente e faz um ótimo trabalho com pais e crianças. Eu a convidei para ser a nova colunista do blog e ela aceitou.

Paula, seja muito bem-vinda ao mundo da blogosfera. Em seu primeiro post ela vai falar sobre a importância do sono infantil.

Olá mamães, mensalmente iremos abordar assuntos importantes pra o bem estar das crianças, e neste nosso primeiro encontro vamos falar um pouco sobre a importância do sono.

O sono é um processo que envolve mecanismos comportamentais e fisiológicos em várias regiões do sistema nervoso central (SNC). Existem dois processos distintos no sono, o sono leve ou NREM e o sono onde nossa atividade cerebral é mais profunda denominado sono REM. O primeiro pode ser dividido em três fases que vão se aprofundando durante o sono conforme a atividade cerebral vai diminuindo. Já o segundo é o sono mais profundo, com baixa atividade cerebral, nele podem ocorrer movimentos dos olhos e um relaxamento muscular intenso. Estes dois tipos de sono, alternam-se durante a noite, e em média a cada 90 minutos pudemos chegar a um sono mais profundo, este processo acontece cerca de 4 a 6 vezes durante uma noite bem dormida.

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É durante o sono que a criança repõe suas energias, faz a manutenção do organismo, das substancias químicas cerebrais que regulam o sono, controlam nossa memória e ajudam na manutenção do hormônio do crescimento. Por isso temos umas dicas muito importantes para que seu filho possa dormir de forma tranquila e com um sono reparador.

  1. É importante que ele tenha horário para dormir e acordar;
  2. Leve as crianças para a cama somente na hora de dormir;
  3. Prepare alimentações leves para as crianças à noite;
  4. Evite brincadeiras agitadas perto da hora de dormir.

Que tal tentar colocar em prática essas dicas e observar como seus filhos terão uma noite mais tranquila, e comente como foi sua experiência para que outras mamães também possam seguir seus exemplos

Em nosso próximo encontro iremos falar um pouco sobre sonhos, pesadelos e terror noturno, espero vocês no próximo mês.

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A Paula atende nos consultórios em Santos e em São Paulo

 

Serviço

Consultório em Santos – Avenida Pedro Lessa, 1920 cj.14 – Embaré – Tel.: (13) 3223-8316

Consultório em São Paulo – Rua Gandavo, 215 – Vila Mariana – Tel.: (11) 99907-5496

 

 

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

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