Blog posts

3 dicas para fotografar crianças

3 dicas para fotografar crianças

Dicas da Mama

Festas de fim de ano, família reunida, comidas deliciosas, decoração cheia de cores e brilhos, férias, verão e….claro que muitas fotos vão pipocar nos celulares da família. Principalmente fotos de criança.

Eu não sei com vocês, mas aqui o Gui não fica muito parado para tirar foto. O problema é que ele tá sempre agitado, brincando, pulando e não quer posar para fotos. Ah, e tem as caretas também…que ele adora fazer quando tira foto.

Eu, Guigui e o meu pai, em Santos

Quando fizemos o ensaio família, com a Luisa, a fotógrafa, eu disse para ela que ele não gostava muito de fotos. Sabe o que ela me disse:?

 – ah, eu tô acostumada a fotografar criança e o Gui vai rir muito comigo e para mim!

E gente…foi exatamente isso que aconteceu. O Gui pirou na Luisa. Ele pergunta sempre dela acredita? Ele diz que ela é uma amiga muito bonita que eu tenho hahahahaha

 

Aí eu resolvi pedir para ela dar algumas dicas para fotografarmos as crianças. Espero que ajude hahahaha

1) Fotografar no nível dos olhos

É comum ver fotos de crianças feitas de cima para baixo, já que adultos têm estatura maior. Isto achata o retrato e deixa a foto artificial. E o único modo de resolver é se ajoelhando ou sentando para fotografar no mesmo nível dos olhos da criança.

2) Seja discreto

Nada de achar que a foto é o mais importante… Não atrapalhe as brincadeiras e fotografe sem ser percebido. Acredite! Crianças distraídas são mais fotogênicas do que crianças posando para as lentes. Tem crianças que são totalmente avessas a fotografias e outras gostam tanto de “brincar de modelos” que tornam as fotos repetitivas e sem graça.

3) Cada criança tem o seu ritmo

Fome e sono não combinam com fotografia. Por outro lado, músicas e brinquedos podem atrair a atenção da criança e deixar a tarefa mais divertida. Não recrimine a criança e tenha paciência caso ela não esteja disposta. Crianças são, antes de tudo, sinceras. Se a criança não quer colaborar, não force, conquiste-a para registrar os melhores momentos.

Fotografar crianças é sempre um desafio… mas um dos melhores trabalhos do mundo!

E #ficaadica quem estiver em Santos ou litoral e quiser fazer um ensaio família chama a Luisa. Ela é super simpática e temmuuuito jeito com crianças. Sem contar que um ensaio de férias/família é uma lembrança para a vida toda.

Luisa Gaivão

lugaivaofotografia@gmail.com 📞13 98170.9991www.facebook.com/lugaivaofotografia

About the author

Ana Claudia Cukier, jornalista, tímida, madrinha de duas meninas lindas e doces e mãe do Guilherme. Hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira e tenho certeza que a maternidade me deu paciência, uma virtude que eu não tinha e que hoje não consigo me imaginar sem.

2 Comentários

  1. Claudia
    30/11/2017 at 23:16
    Reply

    Oi Ana Clau!
    Muito bacana este post. Adorei estas dicas, pois não é fácil mesmo fotografar estes pequenos.
    Que fofo o Gui!! Fotos lindas!!
    Dicas anotadas
    Bjs

  2. Juliana pelizzari
    30/11/2017 at 19:46
    Reply

    Adorei as dicas, porque nem sempre é fácil tirar fotos das crianças…
    Mas as fotos espontâneas e ao ar livre, são sempre bonitas…
    Lindas as fotos.
    Bjs
    Ju

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *